Sábado é Dia “D” de vacinação contra a pólio e o sarampo

Compartilhe esta notícia:

Confira os postos de vacinação em Taquaritinga, no Dia “D”

A partir deste sábado, dia 4 de agosto, crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos 11 meses e 29 dias) devem ser levadas aos postos de vacinação em Taquaritinga para que sejam imunizadas contra o sarampo e a poliomielite, também chamada de paralisia infantil. A campanha nacional de vacinação vai até o dia 31 de agosto. Este sábado e 18 de agosto são dias “D” da campanha.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, após uma queda em 2016, os casos registrados de sarampo e poliomielite aumentaram em todo o mundo no ano passado. Como são doenças transmissíveis, que têm na vacina sua forma de prevenção, a baixa cobertura vacinal em alguns países contribuiu para a alta.

O sarampo é transmitido por secreções por meio da fala, tosse ou espirro. Os principais sintomas são febre alta, dor de garganta, coriza e irritação nos olhos.

A poliomielite é uma doença viral que se transmite através de alimentos e água contaminados. Os sintomas iniciais incluem febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dor nos membros.

Em 2017, foram registrados no mundo 173.330 casos de sarampo, 41 mil a mais do que no ano anterior. Já os registros de poliomielite foram 96, 54 a mais do que em 2016.

No caminho inverso ao aumento no número de casos, a meta de vacinação vem caindo. No Brasil, a vacinação contra a paralisia infantil alcançou apenas 77% do público alvo em 2017. A vacina Tetra Viral, que previne o sarampo, caxumba, rubéola e varicela, teve números ainda piores: 70,69% das crianças foram imunizadas em 2017.

Postos de vacinação em Taquaritinga, no Dia “D”

Neste sábado, dia 4 de agosto: UBSs Antonio Abbud (Jardim Buscardi); Akio Nakachima (Jardim São Sebastião); Nelson Sargi (Jardim Paraíso); Ederaldo Pereira Marques (Vale do Sol); Amadeu Chiarotti (Guariroba); Anur Felipe Gabriel (Jurupema) e Izola Balan Negri (Vila Negri).

No dia 18 de agosto: UBSs Antônio Abbud; Akio Nakachima; Nelson Sargi e Ederaldo Pereira Marques.

Nos dois dias “D”, a vacinação será das 8h às 17h.

Compartilhe esta notícia: